Total de visualizações de página

MISTURADAS: ACUMULADORES

 Principais sintomas do transtorno ACUMULADOR

Normalmente, os acumuladores compulsivos apresentam sinais como:

·         Dificuldade para jogar objetos no lixo, mesmo quando não têm utilidade;

·        Guardar objetos quebrados sabendo que nao vai arrumar;

·         Guardar muitos potes, coisas que vieram com alimentos:

·         Dificuldade para organizar seus pertences, sempre precisa armarios ;

·         Acumular objetos em todos os locais da casa, onde o pó toma conta;

·        Guardar  vidros e saquinhos de pão, arroz, feijão...

·         Deixar seus remédios a vista em local inapropriado sem olhar validade;

·         Ter muitas coisas de vidro e usar as de plástico por receio de quebrar:

·         Deixar alimentos em diversos lugares guardados;

·         Não desenrolar as compra do mercado da sacolinha;

·         Deixar restos de alimentos guardados por mais de 15 dias em saquinhos guardados no armário;

·         Fazer muito arroz, ficar esquentando e ter guardado na geladeira;

·         Ter medo excessivo de ficar sem um objeto;

·         Sentir que não podem jogar um objeto no lixo, pois poderão necessitar dele no futuro;

·        Ter muitos locais para sentar enquanto mora em duas ou tres pessoas apenas;

·        Guardar fogão antigo porque um dia vai usar;

·        Acreditar que não é acumulador e ficar falando que não tem roupas para vestir;

·         Procurar por novos objetos, mesmo quando já têm vários do mesmo.

Além disso, pessoas que são acumuladores compulsivos também se tornam mais isoladas, especialmente em casos mais severos, pois têm vergonha da sua própria situação e do aspecto de sua casa. Por este motivo, estas pessoas têm maiores chances de desenvolver outras doenças psiquiátricas, como a depressão, por exemplo.

Estes sintomas podem surgir ainda durante a infância, e passar a ser um problema após a velhice ou depois da aposentadoria onde os casos são mais visíveis, mas têm tendência a piorar com a idade adulta maior, quando a pessoa começa a comprar seus próprios pertences.

Geralmente está pessoa casa e os filhos vão para seus lares, e ela tem dificuldades de manter a casa em ordem, a falta dos familiares dentro de casa é preenchida por moveis m todo local que muita vezes não tem como locomover –se dentro do local.

Ter flores pode ser problema, alguns acumuladores conseguem ter a mesma flor até 10 vazos iguais, não divide, se as cores fossem diferente , a mesma flor se estende pelo quintal e não consegue conter.

Um casal, duas pessoas pode obter hábitos nada saudáveis como ter: varias camas para visitas, em geral em cima delas está lotado de outras coisas, guarda roupas cheios de cobertores e roupas de cama, muitas vezes  novos em uso. Um acumulador geralmente tem a desculpa de ser material de artesanato.

É comum encontramos duas cozinhas, sendo uma  completo de moveis entulhados, potinhos e outras coisas que não tem nem onde sentar para fazer uma refeição a dois, o acumulador acumula tanto que não percebe que é acumulo.

Na outra cozinha basicamente só seu usa mesmo uma geladeira ou frízer pois fogão é para aparência, pia colocam até um pano embaixo para não usar, e as cadeiras são devidamente colocadas pano ou de napa para não pegar sujeira.

Também na casa de acumuladores costumam utilizar o banheiro para guardar coisas e ainda tem alguns que  evitam usar o banheiro para não ter que tirar as coisas de dentro dele.

Na sala é insano, geralmente não existe poltronas o que existe são sofás grandes que durante o dia são usados como cama para descansas ou tirar cochilos.

Coisas como latinhas, garrafas de amaciante, sacolinhas e potes vazios encontram acumulados em vários locais, desde gavetas, armários... O complicado mesmo são as panelas muitas vezes as novas foram guardadas e usam panelas sem cabo e encardidas, mas na real se este casal já tem uma certa idade chegou a hora de usar tudo, despegar dos rasgados, dos quebrados, dos encardidos.

Guardar livros desatualizados, faltando paginas pensando usar um dia.

O que encontramos são pessoas que passaram os anos 60 e 70 e enfrentaram crises com medo, medo de desapegar, desde moveis quebrados, eletrodomésticos sem uso, peças de veículos, colchoes surrados, travesseiros com mais de 20 anos repletos de ácaros.

Estas pessoas precisam de ajuda. Organização, ter um local especfico só para guardar alimentos, um local arejado de preferencia uma dispensa, onde alimentos e algumas panelas e caçarolas serão colocadas a vista e de forma que o vento possa passar. Retirar alimentos de armários antigos  em que constuma-se acumular coisas de varias espécies em suas gavetas.

O acumulador esquece o termo doar, desapegar, deixa para o próximo, pois está preocupado com si próprio de preencher seu vazio que esqueceu  de pausar.

 

Fazendo upload: 757708 de 757708 bytes.

O não acumulador. Exemplo de um casal normal sem hábitos.

Tem uma sala com no máximo uma tv, armário, rack ou painel, dois sofás.

Na área terá toda limpa, sem nada nas paredes,  algumas flores em vasos, flores no quintal pode ser até cheio mais de varias espécies e  organizadas que dê para andar com andador em volta, pois idoso acumulador tende a ficar chato, algumas na area que digo máximo seis vasos, e seria interessante ter um jogo de sofá de madeira ou uma mesa grande com cadeiras para receber visitas, mas nada.

No quarto uma cama de casal e um guarda roupa e uma sapateira.

No quarto de visitas,  uma Tv uma cama de casal, um guarda roupa e uma cômoda.

Na cozinha, 1 geladeira, 1 forno, 1 microorndas, 1 pia com balcão, 1 armario de utilidades, 1 mesa com 6 cadeiras, 1 mesa balão ao lado do fogão, 1 armario de alimentos.

No banheiro, um armarinho e ganchos para as roupas e apoiadores para segurar.

Na dispensa alimentar, um jogo de plateleira com 6  partes, 1 escada, 1 armario para utilidades domesticas não usadas, 1 armario para material de limpeza, sabonetes, sabão, shampoo, pastas e outros

Quartinho extensão util, neste colocará a churrasqueira portátil, eletrônicos, eletrodosmeticos e outros que não usa ou usa de vez em quando, uma mesa

Na área do fundo terá um tanque de lavar roupa, ao lado do tanque uma pia grande, um local para colocar maquina de lavar  roupa e lugar para estender a roupa, isso lado oposto da entrada da casa. Vasos de outras flores na lateral para cuidar e revesar com as flores da outra área.

Quartinho externo extensão não útil, onde terá que guardar, veneno, adubo de flores, alimento de pets cãos e  gatos...

Digo que é saudável um acumulador ter no máximo 2 cachorros, 4 gatos e uns 5 passaros, quem sabe dois galize para passar o tempo, mas passando disto já daria trabalho e acumularias sujeira trazendo proliferação de outras doenças.

Essa pessoa sabe que tudo que não utilizou durante um ano e ficou no canto acumulando poeira deve ser doado, desapegado.

  O QUE FAZER.

A primeira atitude é aceitar, acumuladores precisam de ir ao psicólogo e pedir ajuda a família, deixar de brigar, Do pó viemos ao pó voltaremos, desapegar é deixar ir, não importa o que acontecerá com o que desapegou, certamente alguém precisa daquilo que você teima em ter com você.

Entenda que nada do que você tem aqui na face da terra é propriedade sua, é apenas temporário, um dia vai ficar e você vai partir, aprenda a ter menos, desapegar.

Geralmente um acumulador começa cuidar muito da vida alheia ao invés da sua própria, é bem sincerão, tudo dos outros tem problemas, mas não olha para si,  com o tempo começa afastar as pessoas de sua volta, quando ajuda alguém fica jogando na cara que ajudou, finge muito bem ser vitima, chora e se sente ofendido com qualquer coisa, acha que tudo que ouve estavam falando de si, um acumulador não tem ideia que é acumulador, até que lê essa matéria e pensa assim, deve ter sido algum parente meu que escreveu, porque tá me chamando de louco.

Um acumulador tem que aceitar a ajuda, pegar a mão, tentar soltar  para ser feliz, pois as pessoas parentes tendem a ir na casa delas menos vezes, ou vão tentando ajudar e ela não entende.  Um acumulador sempre falou mal de algumem que teve a casa suja, cheia de louça na pia, roupas para lavar e toda desorganizada e  nunca achara que seu problema e acumulação, dirá é falta de tempo de organizar.


Se você foi varrer a sua casa e passar pano e ficou complicado o tanto de moveis  e tem que ficar desviando e não dá para passar um andador folgado futuramente, ficou preocupante, TÁ PESADO DESCARTE. Acorde.

depois de uma certa idade...

 

Nenhum comentário: