Total de visualizações de página

Plantando Cará Moela.

fruto com mais de 350 gramas
CARACTERISTICAS DO CARÁ
 Hábito: Árvore
Nome: Científico Dioscorea bulbifera Linn.
Família: Discoreaceae
Descrição: O Cará-do-ar é um tipo de inhame originário da África e Ásia. É uma planta calcidiforme, trepadeira que produz batatas na sua parte aérea. Suas folhas são cordiformes, assemelham-se a corações, por isso fica lindo como trepadeira em jardins.
É encontrado aqui em nosso país (Brasil), mas o seu cultivo é feito apenas de forma doméstica nos quintais do interior, quase não é encontrado a venda. Por isto é raro encontrá-lo no comércio em geral e caro, em alguns lugares do País chega a ser vendido por 40,00 o kilo.
          Estes carás tem formato de uma moela de ave, e por isto também é chamado de cará-moela e é consumido cozido.
           Alguns frutos ao serem guardados podem acumular  pulgões brancos, assim devemos lavar passando uma escovinha ou esponja maciar com sabão neutro até retirar o bixinho, e desta forma plantar em seguida, por este motivo não aconselho limpar e não plantar porque o fruto pode apodrecer, este pulgões sãod a natureza também somem se passar água de fumo.
           Pode ser cultivada também como uma exótica planta ornamental. O cará da foto está sem folhas porque foi colhido e está pronto ao consumo.
          No Brasil adaptou-se facilmente, desenvolve-se bem em todo tipo de solo, para desenvolvimento de frutos grandes notei que é preciso de plantar em terra devidamente adubada, caso contrario o fruto será pequeno e em pouca quantidade alémdas folhas ficarem feias. Então se deseja folhas robustas com frutos grandes e deliciosos, adube bem o local do plantio.
Delicias que fiz.
Conhecido como:
Cará de Corda
Cará de Sapateiro
Cara do Ar
Cará Borboleta
Cará Moela
Inhame do Ar
            No sitio possuia três parreiras, cada parreira plantado duas mudas, consegui colher mais de 17 kilos e algumas muito grandes. Não é exagero é cuidado, não usamos agrotoxico, somente organico.
            Pode ser plantado em muitos lugares no Brasil, encontramos geralmente em, setembro, outubro e novembro sendo vendido mudas no Mercado Livre ou no Toda Oferta, neste ano não vou ter mudas 2015 porque não teve grande produção. Agarre a sua muda, compre é lindo ver ele desenvolver e os frutos são deliciosos.
           Após a plantar frutificar, guarde alguns para replante, porque geralmente a planta definha, tendo que plantar outra no local.


COMO PLANTAR CARÁ?
Estas são fotos do cara começando brotar, pronto para ser plantado.
Basta interra-lo vou postar fotos de um sendo plantando em uma lata.
Utiliza-se: 50 gramas de 4-14-8, 500 gramas de esterco natural ( boi ou galinha), terra até encher, mexa bem e plante o(a) trepadeiro(a)
Após um mês costumo colocar mensalmente 100 gramas de humus puro para fortalecer, por isso que é bom plantar em floreiras, vasos grandes...canteiros.

foto minha 1 cará  este não é toxico.

compre mudas saúdaveis brotando com raizes expostas.

separe um vaso, lata ou onde for plantar com terra fertil.

pegue a muda devidamente brotando e leve para dentro da terra as raizes


enterrando desta forma, deixando apenas o broto do lado de fora, após regue.

não esqueça de colocar a terra em volta das raizes para ela desenvolver melhor.

não fique mexendo nela constantemente, apenas regue diariamente e deixe a meia sobra.


Ela começará desenvolver-se rapidamente, águar sempre durante o amanhecer.

com desenvolvimento as razes começam levantar a cará então coloque terra sobre a raiz.

Apos um determinado tempo já é hora de colocar perto de uma cerca ou local adequado regar agora três vezes por semana apenas.

BENEFICIOS:
Rico em amido   Rica fonte de beta-caroteno   Boa fonte de vitaminas C e do complexo B  Contém cálcio, fósforo e ferro

Saiba que:
Calorias: 63Kcal
Proteínas: 0.5
Carboidratos: 14
Gorduras Totais: 0.2
Porção: 100gramas

Inconvenientes
Estraga rapidamente
Não deve ser consumidor quando começa brotar.
NOTA: Pode ser confundida com D. alata L. alata L. or native wild yams (see note under D. alata ). ou nativas inhame selvagem  toxico. Aparência diferente a consumivel lembra moelas de frango.

Na jardinagem
    Pode plantar no jardim e depois utilizar na cozinha... As folhas tem forma de coração e fica lindo como trepadeira. Além de poder consumir depois... ( fotos abaixo da net)


Receitas:

Carne de boi com cará-do-ar (inhame)

1 colher (sopa) de óleo
2 dentes de alho
500 g de coxão duro
1 colher (chá) de sal ou a gosto
2 folhas de louro
2 tomates sem pele picados
2 xícaras de água fervente
1 cebola picada
½ pimentão verde picado
1 pitada de pimenta-do-reino
4 carás-do-ar (inhame) descacados e picados ou 400 gramas
2 colheres (sopa) de salsinha

Numa panela de pressão aqueça o óleo e junte o alho socado. Quando ameaçar a dourar, junte a carne com o sal e vá mexendo até começar a fritar. Junte as folhas de louro e o tomate e mexa delicadamente. Despeje por cima a água fervente, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de meia hora, marcada a partir do momento em que a válvula começou a chiar. Desligue o fogo, espere acabar a pressão e abra. Confira se a carne está macia. Se não, cozinhe por mais um pouco. Junte a cebola, o pimentão, a pimenta-do-reino e o cará (inhame). Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até o cará ficar bem macio, mas não mole. Confira o sal e corrija, se necessário. Reitere a pimenta se quiser. E polvilhe com salsinha picada
Fica muito bão demais só... eitha delicia...

Pão de Cara do ar
 em breve vou fazer primeiro...
Receita de Farinha de Cará moela.
Primeiro faço as receitas depois posto