Total de visualizações de página

SAUDE: FOLHAS GRAVIOLA DO MATO

Diferentes sabores.
Graviola do Mato
Graviola do Mato: ( Rollinia mucosa ) ( GRAVIOLA VENEZUELANA)
As sementes de GRAVIOLA DO MATO são naturais.
      Podem ser plantadas ou servem para remédios caseiros, estas sementes não devem ser guardadas por muito tempo, porque não contem conservantes, agrotóxicos e outros.
      Essa variedade amarelinha é encontrada na Amazonia no norte do Brasil  e em varias matas do Brasil, não é igual a graviola branca porque é menas adocicada, mas é mais forte para beneficiamento da polpa e suas folhas são diureticas. Alguns especialistas dizem que vem das Antilhas, mas seu sabor nem doce nem acido é delicioso e agrada a todos.
       Assim aconselhamos o plantio nos próximos trinta dias, após a colheita da fruta madura, nào espere a semente secar porque desta forma não nasce.
       SEMENTES até 90%germinam se plantar corretamente.
        A fruta tem cheiro bem forte, pode chegar a pesar 1kilo e meio.
       Não é muito grande, geralmente é utilizada polpa, sucos, sorvetes,  copotas, doces e outros medicinais.
       A fruta não é adocicada nesta graviola sentimos pouco açúcar e mais o paladar da fruta.
       Esta graviola do mato é forte, uma colher de polpa dá para fazer 2 litros de sucos que ficam bem vitaminados, ou seja quem gosta de suco ralo com meia colher fazemos 2 litros.
       A planta chega medir 9 metros de altura.
       As sementes são alaranjada escura parecida com de conde mais tem cheiro de graviola na semente também.
Utilidades:
Das sementes:
      Pode-se plantar para obter novas mudas, as mudas com cerca de 40cm podem ser vendidas por 10,00 cada.
      Pode-se tostar em forno e após bater no liquidificador até virar pozinho depois misture com farinha e pode comer com alimentos em geral é fonte de vitaminas.( o metodo de tostar é o mesmo de outras castanhas)
Das folhas:
Usa-se chá, ou sequem as folhas bata no liquidificador e faça farinha para comer misturada a farinha de mandioca, ou até mesmo pura com alimentos.
 Se retirar a polpa é aconselhavel fazer sorvetes, sucos, musses e outros doces, porque com pouca polpa consegue-se um sabor otimo.


Como plantar as sementes de Graviolas:
      Faça um balaio, ou pegue uma pet de 2litros, misture ½ litro detrito de vaca, ½ litro    húmus, 05 gramas de 10-10-10 e o restante de terra, mexa bem, e coloque  no recipientes.
      Regue por três dias consecutivos durante varias vezes ao dia, para curtir a terra, após os três dias, coloque de duas ou tres sementes em cada recipientes.
      Ao nascer regue diariamente até que a planta atinja 10 cm e após raleie, ou seja, corte as plantas menores, deixando apenas a maior.
      Nunca arranque a planta, porque abala a raiz da outra ao lado, recomendo plantar uma semente apenas em cada balaio ou pet, assim deixe algumas sementes caso necessite replante, desta forma não afeta nem precisa ralear a planta.
      Agora na fazer de crescimento use a cada 15 dias adubo de desenvolvimento, até que a muda atinja 40cm de altura.
      Replante em lugar fixo assim que a planta tiver 50cm de altura, porque a raiz pode enrolar.
     Após pode continuar usando adubo de desenvolvimento mensalmente até que ela atinja 2 metros nunca use adubo em grande quantidade, apenas pequenas doses.
muitas receitas estão disponiveis no blogspot: http://receitasdepimenta.blogspot.com 
Graviola do Mato fotos:







Graviola comum branca tirei foto da net


graviola branca tirei foto da net

 Fui pesquisar é descobri maravilhas

A graviola Nutricionalmente, a fruta é rica em carboidratos, especialmente a frutose. Também contém quantidades significativas de vitamina C, B1 e B2. Além disto, muitos compostos bioativos e fitoquímicos  têm sido encontrados na graviola. Pesquisas afirmam que a anonacina presente na graviola possui efeitos anticancerígenos. No entanto, esses estudos foram realizados somente in vitrosementes e folhas têm uma série de usos medicinais entre os povos indígenas das regiões onde a planta é comum, para tratar algumas doenças de estômago e vermes. em animais e ainda não há estudos clínicos em seres humanos. Os frutos,
        A graviola comumente é consumida crua ou transformada em bebidas, doces, cremes, sorvetes, mousses, merengues, etc. É muito apreciada pelo seu delicioso sabor característico e por conter baixas calorias. Cada 100g da fruta contém em média 60 calorias. O chá das folhas também é muito apreciado e são usados geralmente para induzir o sono e combater a diabetes.
         A gravioleira  cresce em solos com boa drenagem e se desenvolve em um pH levemente ácido de 5.5 a 6.5. A colheita dos frutos é feita quando os mesmos atingem a maturação fisiológica, quando possuem uma coloração verde maçante. A propagação da graviola pode ser feita por meio de sementes, estacas, enxertia ou alporquia. O último método de propagação é o mais recomendado, e um dos métodos mais antigos usados para a reprodução de plantas.
         Assim, como outras plantas a gravioleira esta susceptível a pragas como Broca-do-fruto (Cerconota anonefla) e Broca-da-semente (Bephratelloides pomorum). Portanto é recomendada a inspeção semanal das gravioleiras a fim de evitar e combater as pragas que oferecem grandes prejuízos as plantações.
Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Graviola
http://www.planetaorganico.com.br/newsprod47.htm
http://www.ceplac.gov.br/radar/graviola.htm

Explicações: Quem é quem na família das anonáceas. Fiz uma pesquisa em um livro de anonáceas, existe bastante pesquisa realizada neste campo, mas em Ingles, espanhol e Frances, dali google...kkkk mas no Brasil em cada região damos um nome diferente a frutas, inclusive todas são chamadas de pinha, mas cada qual tem nome diferente, as cascas, cheiros, espessura, peso e cores influem no gosto.


FOLHAS DE ABACATE... MAIS INFORMAÇOES ACESSE: http://receitasdepimenta.blogspot.com


AINDA TENHO FOLHAS DE GRAVIOLA PARA VENDER.