A Diretoria Municipal de Tecnologia da Informação Inovação e Informática
Artigo. A Diretoria municipal de Tecnologia da Informação Inovação e Informática compete:
I. Responde, atende, subordina-se somente na ordem ao Prefeito Municipal e por oficio ao Setor Juridico.
II. O estudo elaborado de projetos para melhorar o desenvolvimento das atividades correlatas de todos setores no que tange informática;
III. Acompanhar e controle interno de conteúdos de central de dados, exceto os que são senhados que devem ter as senhas disponíveis para o Chefe do Executivo que manterá em sigilo e usara quando necessário com autorização e acompanhamento do setor juridico;
IV. Fiscalizar os projetos municipais, estaduais e federais de intercomunicação social atingindo metas;
V. Procurar viabilizar meios e firmar convênios com instituições que disponibilize computadores para diversos setores sem deixar cair na defasagem sempre assessorado pela Administração;
VI. Coordenar supervisionar e aplicar todas as atividades correlatas ao cargo no Município e dentro de todas as áreas administrativas pelo poder Publicos e até mesmo vinculada quando houver necessidade;
VII. Exigência deter de caráter definitivo CREA SP com mais de dez anos ativo, regulamentado mantendo a fiscalização de ações para assinar projetos necessários e outros documentos;
VIII. Estar apto a empreender apresentar novas tecnologias nos setores municipais quando houver necessidade;
IX. Assegurado funcionamento do hardware e do software diariamente;
X. Esclarecer sempre com “comunicação” que é a capacidade de expressar-se de forma clara, precisa e objetiva, bem como a habilidade para ouvir, processar e compreender o contexto da mensagem, argumentar com coerência, usando realimentação de forma adequada e facilitando a interação entre as partes é a sexta colocada nas exigências dos usuários aos profissionais de tecnologia da informação.
XI. Apresentar produtos que possam estar viabilizando a economia nos setores e fazer a descrição dos produtos a serem comprados pela licitação e outros;
XII. Receber dos Técnicos de departamentos e Acompanhar os relatórios mensais de telefonia a cada trimestre após cadastrar ;
XIII. Acompanhar o Conselho Municipal de Tecnologia Informação, Inovação e Informática;
XIV. Direcionar soluções mantendo o site municipal adequado em real tempo com o assessor de comunicação e sigilo no que estiver necessário;
XV. Habilidade especifica desenvolvidas de acordo com as necessidades dos setores;
XVI. Interagir nos cursos capacitando-se para novas formas de tecnologia;
XVII. Entender as linguagens em inglês sabendo interpreta-las facilmente.
XVIII. Estruturação de dados para otimização de serviços;
XIX. Realização de pareceres reais anuais situacionais das redes elétricas e os equipamentos nelas contidos e manter protocolados na sede da prefeitura;
XX. Garantir e oferecer mostrando novas técnicas de segurança para os ambientes de trabalho com afinalidade de não vazar informações sigilosas;
XXI. Ser um profissional com profissional tenha um bom equilíbrio entre os hard e os ‘soft skill responsável por ler e analisar todo conteúdo dos e-mails oficiais saudeti@ .sp.gov.br , educacaoti@ .sp.gov.br , patrimoniome@ .sp.gov.br , diretorti@ .sp.gov.br e reenviar aos outros departamentos se necessário.
XXII. Receber relatórios quinzenais dos trabalhos diarios realizados pelos outros técnicos, além de informações de novos software e Hardware.
XXIII. Reunião mensal com os técnicos no primeiro dia útil de cada mês após o almoço para trocar informações, cadastrar ideias, agendar possíveis cursos e traçar objetivos novos, além de apresentar o que foi feito e analisar o que não foi feito e porque.
XXIV. Acompanhar sempre que necessário o patrimoniador assinando a desvalorização de bens que estejam ligados ao setor.
XXV. Fortalecer o vinculo entre os setores, não é de atendimento a população, o atendimento é dos setores que atendem o publico interno e externo;
XXVI. Salario 45 A.
XXVII. O desempenho de outras responsabilidade e competências afins necessárias.
Artigo A Diretoria municipal de Tecnologia da Informação Inovação e Informática é composta pelas seguintes unidades:
A -I-
Aa. Técnico de Informática Educacional (1) responsável sendo monitores em escolas e projetos estaduais ou federais com noção de hardware e software e impressora para trabalhos em diversas repartições e outros serviços correlatos a Informática, inovação, tecnologia, telefonia, sistema de câmara vigilância local e comunicação. Responsável pelo sistema da Cultura, Esportes, Meio Ambiente, Agricultura e Turismo. Realizar atualizações necessárias para o bom funcionamento dos equipamentos; Limpar arquivos temporários dos computadores efetuando impressão do histórico do computador; Registrar e controlar a retirada /empréstimo de equipamentos do laboratório; Atender aos Professores com informações básicas de comunicação; Dar aos professores curso básico de comunicação e uso de impressora; Verificar no inicio da aula ligando todos computadores na tomada e no final do dia certificar de que todos computadores foram desligados; Tecnologia Educacional Responsável pelo sistema de estoque, compras e produtos ligados a Informática dos setores. Revisional semanalmente os computadores todos para manter o bom funcionamento; Responsavel pelo patrimônio que cuida e deve solicitar laudo de baixa ao secretario de Tecnologia da Informação Inovação e Informática, levando tudo para o diretor ou tecnico geral organizar e efetuar a destinação correta nas normas necessárias. Horário de trabalho 7:00 ás 11:00 e 13:00 às 16:00 e ou instituído pela Diretora da Educação. Serviços correlatos e afins direcionados pelo Tecnico Geral ou Diretor, além de reunião mensal com técnico geral no primeiro dia da primeira semana mensal após almoço. Recebe ordens Diretor TI deve ficar no departamento de Tecnologia da Informação Inovação e Informática e manter os trabalhos em ordem diariamente nos setores de sua responsabilidade. Utilizara para fins de trabalho abrindo e lendo diariamente o email oficial educacaoti@ .sp.gov.br , não poderá usar outro email para trabalho. Salario 22 A
Ab. Técnico de Informática Saúde (1) responsável monitoramento, sistema municipal, Estadual e Federal com noção de hardware e software impressora para trabalhos em diversas repartições e outros serviços correlatos a Informática, inovação, tecnologia, telefonia, sistema de câmara vigilância local e comunicação. Responsável pelo sistema da Assistência Social, CRAS, Cadastro óbitos Velório e Cemitério. Responsável pelo sistema de estoque, compras e produtos ligados a Informática do setor saúde. Horário de trabalho 7:00 ás 11:00 e 13:00 às 16:00 e ou instituído pela Diretora da Saude. Responsável pelo sistema de estoque, compras e produtos ligados a Informática dos setores. Responsável pelo patrimônio que cuida e deve solicitar laudo de baixa ao diretor de Tecnologia da Informação Inovação e Informática, levando tudo para o diretor ou técnico geral organizar e efetuar a destinação correta nas normas necessárias. Serviços correlatos e afins direcionados pelo Técnico Geral ou Diretor TI, além de reunião mensal com técnico geral no primeiro dia da primeira semana mensal após almoço. Recebe ordens Diretor deve ficar no departamento de Tecnologia da Informação Inovação e Informática e manter os trabalhos em ordem diariamente nos setores de sua responsabilidade. Utilizara para fins de trabalho abrindo e lendo diariamente o email oficial saudeti@ .sp.gov.br , não poderá usar outro email para trabalho. Salario 22 A
Ac .Técnico de Informativa Geral (1) Minimo 8 anos de CREA responsável pelo sistema software e hardware. Administrativo da Prefeitura, Câmara Legislativa e Almoxarifado e outros setores, computadores, informática, inovação tecnológica, telefonia, sistema de câmara geral publico externo e interno, apresentar e sugestionar o sistema internet viável e compatível, coleta de lista de varredura histórica de computadores nos setores. (pode ser empossado como secretario do setor e conciliar as duas funções) Responsável por laudo de baixa de produtos ligados a informática depreciados de todos setores com aprovação dos técnicos e secretários ou responsáveis dos setores para ser encaminhado ao civap ou outro. Responsavel por encaminhamentos de pedidos dos setores, os outros setores fazem o pedido e o geral encaminha. Horário de trabalho 8:00 ás 11:00 e 13:00 às 16:00 e ou instituído pelo Prefeito diretamente. Salario 30A Serviços correlatos e afins direcionados pelo Prefeito ou Secretario, além de reunião mensal com técnicos no primeiro dia da primeira semana mensal após almoço. Manter os trabalhos em ordem diariamente nos setores de sua responsabilidade. Pode exercer o cargo de diretor. Utilizara o email diretorti@ .sp.gov.br e dmtiii@ .sp.gov.br ( No caso de não existir os técnicos da Saude e Educação o salario do Tecnico geral será modificado de 30 A para 43 A no período respectivo )
Ad Monitor de Comunicação (1): responsável por receber em email e coletar fotos, descrições de matérias de acontecimentos em todos setores com a finalidade de informar a população, coletor de informações de atividades semanais dos setores Executivo e Legislativo com fotos e comprovação do acontecido, comparecer eventos fora de horário, comparecer em todas reuniões da câmara municipal. Confirmação de Agenda Municipal do Prefeito. Manter informações básicas, leis e decretos no site atualizados e todas informações em sigilo sem comentários. Horário de trabalho 8:00 ás 11:00 e 13:00 às 17:00 e Reuniões Oficias da câmara 20:00 às 22:00 quinzenalmente onde coletará pedidos e passara aos setores antes de chegar o Requerimento ou Indicação Oficial a prefeitura acelerando o processo de respostas ou outras reuniões instituído pelo Prefeito, assessoria de comunicação ou Secretario Tecnologia da Informação Inovação e Informática. Salario 1 F
Ae Auxiliar de serviços gerais: Executivo e Legislativo responsável por coletar sistema de ponto presença, responsável por atendimento básico de sistema de som em eventos, nível de internet nos departamentos, buscar, analisar, back-ups , fiação elétrica e eletrônica, responsável estoque e trocas de cargas de tintas em impressoras, higiene de impressoras a cada seis meses e ângulo das câmeras altas, trocas de peças hardware, instalação de princípios básicos e atendimento e serviços correlatos indicados pelo Técnico em Informática Geral e ou Diretor responsável pelo setor. Horário de trabalho 8:00 ás 11:00 e 13:00 às 17:00 Salario 2 C
Af Patrimoniador geral: Executivo e Legitimo, técnico Informática responsável pelo controle correto de todos os bens e seus valores, fazer a visita trimestral a todos departamentos conferindo o material e verificando a depreciação. Responsável pela averiguação situacional da documentação dos imóveis anualmente, identifica melhorias nos processos de inventário físico do ativo imobilizado, controla catalogação de bens e define políticas e procedimentos na utilização e compra de materiais, responsável por apresentar plano sugestivo de leilão com material sem uso ou defasado, entrada e baixa patrimonial, organizacional de leilão e outros anual, atendimento e serviços correlatos indicados pelo Técnico em Informática Geral e ou Diretor responsável pelo setor ligados ou não ao patrimônio sendo de informatica. Email: patrimoniome@ .sp.gov.br Horário de trabalho 7:00 ás 11:00 e 13:00 às 16:00 Salario 25 A
II-Diretor técnico Informática com CREA SP com conhecimento avançado em Hardware e software;
A- Departamento de tecnologia em Informação
Divisão Técnica de Informática
a. 01Técnico Saúde
Recepcionista, telefonista, Geral informática e telefonia Saúde
b. 01Técnico Educação
Recepcionista, telefonista, Geral Informática e Telefonica Educação
c. 01Técnico Geral( poderã ser diretor)
01Recepcionista , telefonista Prefeitura
01Auxiliar Serviços Gerais.
01Patrimoniador geral.
01Serviços gerais feminina limpeza
D Setor responsável informática;
• Divisão técnica de manutenção informática
• Divisão Tecnica de Laudos tecnicos e Baixa de produtos com destinação regular.
I setor de manutenção software e Hardaware
• Divisão de segurança publica
CAPACITADOS EQUIPE MINIMA Departamento de tecnologia em Informação, Informatica e Comunicação.
a. Divisão Técnica de Informática, manutenção software e Hardaware
Um Tecnico em Informatica, comunicação, elétrica e telefônica saúde;( saúde, assistência Social, cras, agricultura, meio ambiente, almoxarifado)
Um Tecnico em Informatica, comunicação, elétrica e telefônica educação; ( educação, esporte, cultura, turismo, ganha tempo)
Um Tecnico em Informatica Geral ( Diretor – sede da prefeitura e gerenciar outros)
Um Serviços Gerais ( sonosplatia, reparos elétricos Predios Publicos, Eventos, todos setores por agendamento)
Uma Faxineira ( responsável café e faxina no local)
Um Patrimoniador ( responsável fiscalização todos e afins...)
i. Setor de Telefonia, agendamento, protocolos fisicos e Recepção;
Um Recepcao escolar Emef Assistente ou Auxiliar Administrativo
Um Recepção escolar Emei Assistente ou Auxiliar Administrativo
Um Recepção diretoria Educação Assistente ou Auxiliar Administrativo
Um Recepção Prefeitura sede Assistente ou Auxiliar Administrativo
Um recepção Câmara Municipal Assistente ou Auxiliar Administrativo
Tres recepção PSF Assistente ou Auxiliar Administrativo
Um recepção Saude diretoria Assistente ou Auxiliar Administrativo.
Um recepção CRAS Assistente ou Auxiliar Administrativo
Um recepção Almoxarifado Assistente ou Auxiliar Administrativo
Quatro recepção Saude PA Assistente ou Auxiliar Administrativo
B. Divisão de Protocolo on line;
i. Setor de Arquivo on line.
Divisão de Protocolo on line, ouvidoria on line, Relacionamento Rápido com Legislativo, afins Judiciais;
Um Assistente ou Auxiliar Administrativo Geral Câmara
i. Setor de Arquivo on line.
Um Monitor de Comunicação Assistente ou Auxiliar Administrativo ( Prefeitura e Câmara responsável, digitalizar, montar arquivo digital antigo e novo e receber por email as informações ja elaboradas com fotos e pdfs e outros postar no site Oficial da Prefeitura, as informações não podem utilizado em paginas pessoais ou não Oficial do Legislativo ou Executivo)
C -Departamento de Monitoramento e segurança Publica
• Divisão técnica de monitoramento de departamentos;
Sala de Câmeras publicas (Policia Militar) lei n.. onde ficara vigia on line
Cinco Vigia noturno ambulante moto rotatividade exclusiva patrimônio e prédios públicos.
• Divisão técnica de monitoramento de departamentos;
Sala de Câmeras publicas setorial interno departamentos publicos
Justificativa:
O setor Tecnologia da Informação Inovação e Informática é o eixo dos outros setores, nos dias atuais ter saúde é prioridade, ter educação é prioridade, mas para ter saúde e educação precisamos ter comunicação de dados, informações, tecnologias, sim o mundo esta mudando todos setores tem tecnologia de alguma forma apresentada como eixo de ligação básica. Estar a frente da evolução e saber que A Diretoria Municipal de Tecnologia da Informação Inovação e Informática deve andar com suas prioridades e ser ligada diretamente a Executivo e Legislativo mantendo a Informação, tecnologia e outros na ordem da rapidez.
Sim a importância desta diretoria está ligada a necessidade constante de dados sendo lançados no sistema de dados mundial onde podemos sentir que não temos mais como regredir ao papel para tudo e maquinas de escrever, a tecnologia precisa de alicerce forte, até mesmo o tribunal de contas utiliza o sistema para receber informações municipais, tais quais muita coisa importante é compartilhada. Desta forma o setor deixou de ser um setor e passou a ser algo mais entre Executivo e Legislativo. Precisamos de alicerçarmos organizarmos de maneira definitiva para o tempo que é agora, o futuro é hoje e devemos ver a realidade.
O uso da tecnologia pode ajudar onde o município pode se tornar um exemplo de modernização dando a importância correta a Tecnologia da Informação Inovação e Informática – DMTIII, entenda que tecnologia pode ter forte impacto nas prefeituras. Por isso, investir em plataformas e ferramentas digitais facilita o trabalho de servidores trazendo mais agilidade e resultando em uma gestão mais efetiva é fazer isto sem ter pessoal capacitado ou sem ter o departamento formado é minar o crescimento e reconhecimento do gestor Prefeito. Temos que seguir otimizando tempo, garantindo a transparência e tornando os serviços mais eficientes, os resultados, além de satisfatórios, podem ser extremamente positivos para toda a administração e município, para isso é preciso organização plena. Essa diretoria agregaria um gasto necessário para uma nova era de desenvolvimento municipal, onde os problemas poderão ser sanados quase que imediato com o quadro de servidores interligados com a finalidade de amparar o plano de todos setores.
Assim virtualmente todos os projetos na atualidade estão dependendo da área de tecnologia de informação devido à agilidade e qualidade que tal serviço propicia. Métodos antigos são também aplicáveis, na ausência desses novos métodos, todavia não podemos dispensar esse serviço, mas métodos antigos não vão ser usados para sempre, tudo esta mudando e rapidamente. Em razão da grande instabilidade dos equipamentos de informática, o grande numero de computadores, notebooks e outros do Legislativo e Executivo que passa de 150 peças e eventuais erros e problemas que tais equipamentos podem apresentar, faz-se necessária uma organizada equipe técnica para poder assistir aos usuários que dependem desse serviço. Desta forma as Diretorias: Educação, Saúde,TI respondem a Diretoria Jurídica e diretamente ao Prefeito Municipal aumentando o rendimento do trabalho.
Os riscos condicionados aos técnicos que trabalham com hardware precisamente montando, desmontando, arrumando estão o trabalho em rede elétrica na rede de computador é eletrificada, o adicional de periculosidade é real, porque ao desligar o computador ele permanece ainda carregado. O técnico faz tarefas como qualquer técnico em manutenção de rede elétrica de computador, ou seja, em ponto de consumo, inexistindo área de risco sim real e exposição a rede elétrica sempre ao fazer reparos. As normas que vem sendo seguidas, por serem as mais completas, são as NR-trabalhistas.
Segundo Informações de leitura no site: https://portal.tcu.gov.br/fiscalizacao-de-tecnologia-da-informacao/home/
O TCU e a tecnologia da informação
Dada a importância estratégica da área de Tecnologia da Informação – TI, a expressiva materialidade tanto das aquisições relacionadas à tecnologia da informação quanto dos recursos geridos por meio de sistemas informatizados no governo federal, e o uso cada vez mais crescente da tecnologia da informação para manipulação e armazenamento de dados da Administração Pública Federal, introduzindo novos riscos e aumentando a fragilidade de algumas atividades, o Tribunal de Contas da União conta com a Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação – Sefti, como unidade especializada na área. Essa secretaria especializada, criada em agosto de 2006 para fiscalizar a gestão e o uso de recursos da TI na Administração Pública Federal, conduz trabalhos específicos em fiscalização de tecnologia da informação e serve de suporte às demais secretarias do Tribunal, atuando em uma estrutural matricial de fiscalização. Além disso, elabora e dissemina metodologias, manuais e procedimentos para planejamento e execução de fiscalizações de tecnologia da informação, visando maior qualidade dos trabalhos de fiscalização nessa área.
Assim pensando no futuro de hoje enxergamos a importância deste setor foi citada pelo TCU e pelo fato de que DMTIII esta ligada a todos setores, descartamos a possibilidade de ser uma secretaria pela sua importância que ate hoje não foi dada, visto que a DMTIII abrange tudo em todos setores.
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